24 de outubro de 2015

Tem Continuidade as Atividades do Programa Mais Educação da Escola Sebastião Gomes de Oliveira


A Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira  está desenvolvendo as atividades educativas do Programa Mais Educação desde o ano de 2013, o  Programa   visa manter os alunos na Escola durante o horário integral oferecendo oficinas diversas de criação e aprendizado. Conheça as atividades do Programa.


As atividades do programa foram divididas em 3 Macrocampos:
Acompanhamento Pedagógico: por meio de monitorias faz o acompanhamento do conteúdo escolar com os alunos no período integral.
 
 
Meio Ambiente: estimula boas práticas relacionadas ao meio ambiente, como a criação de hortas escolares/comunitárias ou Comissões de Qualidade de Vida e Meio Ambiente.

Cultura e Artes: desenvolve atividades de  teatro  e música de maneiras diversas, como fanfarras, iniciação musical instrumentos de cordas,  aulas de percussão etc.

O Mais Educação é tido como um programa indutor de uma política pública, voltada à Educação Integral, seu principal objetivo é ampliar o tempo de permanência e o espaço educacional dos alunos nas redes públicas, aumentando a oferta de atividades diversificadas e tempos escolares, ou seja, a oferta de atividades educativas nas escolas participantes.

O Mais Educação promove ações educacionais e sociais na  escola e em outros espaços socioculturais, disponibilizados por meio de ações conjuntas entre os parceiros. Os alunos participam de "atividades optativas" que são agrupadas em macrocampos (áreas do conhecimento), em geral relacionados à parte diversificada do Currículo Escolar, com vistas à flexibilização curricular, sendo inicialmente desenvolvidas no contraturno.   
A efetivação do Programa envolve a participação de um Professor Articulador (Coordenador) Este coordenador  é também responsável pela operacionalização e gerenciamento das atividades, tanto internas quanto externas, no âmbito pedagógico, das quais os alunos participam. É o articulador quem elabora cronograma (dias/horários) das oficinas que se realizam no espaço da escola e em espaços externos, acompanha os alunos. Para a efetivação das atividades junto aos estudantes surge a figura dos educadores sociais (anteriormente monitores ou oficineiros) que são supervisionados pelo Coordenador  que auxiliam a gestão. O Coordenador  Articulador é o elo entre os alunos, os educadores sociais, a Gestão Escolar e a Coordenação Central do Programa na 13º Dired Apodi.  Os educadores sociais da nossa escola são:Givanildo Pinheiro - Acompanhamento Pedagógico,Mirian Menezes – Canteiros Sustentáveis,Geane – Teatro e Lisanias Barros – Musica.